Em tempos de amizades virtuais, comunicadores instantâneos, skype e e-mails, o Projeto Postcrossing traz uma proposta inusitada, ao combinar a tecnolgia com um hábito antigo: o de enviar e receber cartões postais.
O site funciona de modo semelhante a uma rede social: o usuário se cadastra e cria um perfil que poderá ser visitado por outros membros. A partir de então, pode solicitar endereços de outros usuários para lhes enviar cartões postais.
A cada solicitação, receberá o endereço de um usuário de qualquer lugar do mundo e um código gerado pelo site, que deve ser escrito no postal a ser enviado. Quando o destinatário recebe o postal, ele entra em seu perfil e o registra por meio desse código. Assim, sempre que um usuário registrar o postal que você enviou, o sistema fornecerá seu endereço a outro membro, que lhe enviará um postal em troca. De modo que cada postal enviado traz a garantia do recebimento de um outro postal.
Até o momento atual, o site conta com 205.225 usuários, de 203 países. Já foram enviados e recebidos por meio do site mais de 6 milhões de cartões postais, desde 2004, ano de criação do projeto. Até agora, os países que mais enviaram postais foram: Finlândia, Estados Unidos, Alemanha, Holanda e Rússia. O Brasil conta com 5.387 membros, que, juntos, já enviaram 111.405 postais, sendo o 16º país com mais participação no site.
Além de receber e enviar, os usuários podem mostrar seus postais, fazendo upload de imagens digitalizadas dos postais enviados e recebidos. O site também conta com um Fórum onde os integrantes podem interagir e fazer outras trocas particulares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião, crítica ou sugestão é sempre bem-vinda!